Nº 173 – 2º Semestre de 2015

Íris Kantor

O substantivismo Polanyiano e os novos modelos do mercado na Mesopotâmia
Alexandre G. Carvalho

Cartas e redes de comunicação no mediterrâneo durante a antiguidade tardia: o caso da controvérsia pelagiana
Julio Cesar Magalhães de Oliveira

A antiguidade tardia, a queda do Império Romano e o debate sobre o “fim do mundo antigo”
Carlos Augusto Ribeiro Machado

A polissemia (social) do deserto: uma história do tópos histórico e historiográfico da solidão monástica no contexto latino medieval
Gabriel de G. C. Castanho

André do Couto Godinho: homem preto, formado em Coimbra, missionário no Congo em fins do século XVIII
Lucilene Reginaldo

Mediadores do sagrado: os auxiliares indígenas dos missionários nas reduções jesuíticas da Amazônia ocidental (c. 1638-1767)
Francismar Alex Lopes de Carvalho

Roças, fazendas, engenhos, currais: uma cartografia da ruralidade colonial nas minas do Cuiabá (primeira metade do século XVIII)
Tiago Kramer de Oliveira

A impressão régia do Rio de Janeiro e a criação do Novo Império Português na América
Sergio Hamilton da Silva Barra

Soberania e fiscalidade no Brasil Independente: concepções apresentadas na imprensa paulista
Marisa Saenz Leme

Um orientalista alemão no Brasil imperial. Christian Friedrich Seybold, o tutor de D. Pedro II
Adriano Mafra e Christiane Stallaert

Os vivos, os mortos e a política no sertão de Pernambuco
Jorge Mattar Villela

Repercussão da expansão da ficção popular no Brasil dos anos 1930
Leandro Antonio de Almeida

Identidades em campo. Discursos sobre a atuação de jogadores interculturais de origem africana e antilhana na seleção francesa de futebol
Anderson Ribeiro Oliva

Formas alternativas de visualização de dados na área: algumas notas de pesquisa
Tiago Luís Gil e Leonardo Barleta

Entre o passado e o futuro das coleções e acervos de música no Brasil
Cacá Machado

Resenhas

BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014
Marcos Otávio Bezerra

RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.
Leandro Gavião

CÂNDIDO DA SILVA, Marcelo. Uma história do roubo na Idade Média. Bens, normas e construção social no mundo franco. São Paulo: Ed. Fino Traço, 2014, 152 p.
Maria Filomena Coelho

MARTÍN MARCOS, David. Península de Recelos. Portugal y España, 1668-1715. Madri: Marcial Pons, 2014.
Rodrigo Bentes Monteiro

GÓMEZ GONZÁLEZ, Sebastián. Frontera Selvática: Españoles, portugueses y su disputa por el noroccidente amazónico, siglo XVIII. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia – ICANH, 2014, 399 p.
Carlos Augusto Bastos

ICKES, Scott. African-Brazilian Culture and Regional Identity in Bahia, Brazil.Gainsville: University Press of Florida, 2013.
Lisa Earl Castillo