Normas de publicação

I – ASPECTOS GERAIS

Revista de História (RH) publica artigos, resenhas e edições críticas de fontes e documentos relacionados, preferencialmente, à disciplina de História, mas também a outras disciplinas afins, como a Antropologia, a Sociologia e a Arqueologia. Os textos devem ser originais, inéditos e escritos em português, espanhol, inglês ou francês. inéditos e escritos em português, ou excepcionalmente em espanhol. Ela não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente outros periódicos do país ou do exterior.

A RH também publica artigos ou resenhas traduzidas. Neste caso, os textos devem estar acompanhados do texto original e da autorização do autor para a tradução.

As resenhas podem ser de livros publicados no Brasil nos dois anos anteriores, contados a partir da data de apresentação da resenha, ou, se publicados no exterior, nos quatro anos anteriores, contados da mesma forma.

Cada autor só poderá ter um artigo ou resenha em processo de seleção, isto é, entre o início da submissão e a publicação final. Será, ainda, resguardado um intervalo de dois anos para que o mesmo autor possa publicar outro texto na RH. Caso o texto seja retirado após o início do processo de avaliação, o autor também deverá aguardar dois anos até apresentar novas propostas de contribuição.

Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Revista de História são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

A Revista não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.

Titulação mínima dos autores exigida para publicação de artigos: doutorado em andamento.

II – Especificações técnicas

Formato: .doc | .docx
Fonte:
 Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5

  • Artigos e Edições Críticas:

Tamanho: 30.000 a 80.000 caracteres com espaço
Resumos:
até 1.600 caracteres com espaços
Bibliografia:
Completa, ao final do artigo  (nomes dos autores sem abreviações)
Página inicial: Título, Resumo, 5 Palavras-chave; Título em inglês, Abstract (resumo em Inglês), 5 keywords

  • Resenhas Críticas:

Tamanho: 5.000 a 25.000 caracteres com espaço
Página inicial: Título da resenha; Referência completa da obra resenhada

Sobre os livros resenhados:

livros publicados no Brasil: nos dois (2) anos anteriores
livros publicados no Exterior: nos quatro (4) anos anteriores

CITAÇÕES

até 3 linhas: entre aspas, no corpo do texto
maiores de 3 linhas:
destacadas em Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1.0, sem aspas, recuo à esquerda (1,25cm);
intervenções: colocadas em colchetes, ex.: [Intervenção]
omissões: marcadas por reticências, entre parêntesis, ex.: (…)
referências: logo após a citação, no texto ou em rodapé. Por exemplo (BLOCH, 1993 [1924], p. 278).

Obs: sempre incluir o ano da 1ª edição.

grifo do autor: indicado em itálico

ATENÇÃO AO FORMATO DA REFERÊNCIA:

  • Incorreto:

[…] ¹

____________________________

¹ BLOCH, Marc. Os reis Taumaturgos. Estudo sobre o caráter sobrenatural do poder régio na França e na Inglaterra. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 278

  • Correto

[…] (BLOCH, 1993 [1924], p. 278)

Obs: sempre incluir o ano da 1ª edição.

TABELAS

Devem ser inseridas no corpo do texto.
Não devem
 ser inseridas, como anexos, no fim do documento.

IMAGENS

Devem ser inseridas no corpo do texto.
Devem ser incluídas como Outros na Etapa 2 da submissão, com resolução de 300dpi e nos formatos .jpg, .png ou .tiff.
Não devem
 ser inseridas, como anexos, no final do documento.

TERMOS EM OUTRO IDIOMA

Devem ser grafados em itálico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (ao final)

            Distinguir Bibliografia de Fontes (listas distintas)

Obrigatória, para fins de indexação XML.
Inserir os nomes completos dos autores, sem abreviação
Não utilizar o recurso _____________. (repetir os nomes dos autores em caso de obras distintas dos mesmo)
Incluir sempre o código DOI nas referências dos artigos que o possuírem em caso de obras distintas dos mesmo)
A bibliografia final deve seguir as normas da ABNT-NBR 6023, exemplificadas a seguir (OBS.: o nome do autor nunca deve ser abreviado):


Para livros, dissertações, teses, artigos e similares

SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro completo em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano [ano da 1ª edição], p.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título e subtítulo em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano [ano da 1ª edição], p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p. Disponível em: <http://www…>. Acesso em: dd/mm/aaaa. Doi: http://…

SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título completo da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.

NOME DO EVENTO, número, ano, local.

Para fontes manuscritas e documentos impressos

Autor. Tipo de documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização arquivística, sigla do manuscrito, instituição depositária, seguidas de vírgula.

Para materiais iconográficos * (uso de imagem, direitos autorais??)

Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia etc.), demais informações seguidas por vírgula.

Para materiais cartográficos

Autor. Título em itálico. Local: editora, ano. Designação específica (1 atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.

Para materiais sonoros

Compositor ou intérprete. Título em itálico. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.

Para partituras

Autor. Título em itálico. Local: editora, data. Designação específica (1, 2, 3 partitura). Instrumento a que se destina. Demais informações seguidas de vírgula.

Para documentos tridimensionais

Autor. Título em itálico. Data. Especificação do objeto (escultura, fósseis, objetos etc.): características do objeto (material, dimensões, descrição etc.). Local onde se encontra (Museu, Arquivo, Coleção particular etc.)

Para Patentes

Entidade e/ou autor responsável. Título em itálico. Número da patente, data (do período de registro).

Para materiais constantes na Internet

Utilizar as mesmas normas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, as seguintes expressões e dados: Disponível em: <http://> e Acesso em: dd/mm/aaaa.

Em caso de artigos que possuam DOI, informar, de acordo com o exemplo abaixo:

FREITAS, Gustavo de. A Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649-1720). In: Revista de História, São Paulo, v. 2, n. 6, p. 307-328, junho 1951. ISSN 2316-9141. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/35002>. Acesso em: 27 apr. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v2i6p307-328.

III – Avaliação de mérito, por pares

Desde que atendam às especificações formais relacionadas no item anterior, as propostas (artigos, resenhas e edições críticas de fontes e documentos) passarão por uma triagem inicial, feita pela Comissão Editorial.

Após a primeira triagem, os textos ingressam no processo de avaliação de mérito, quando são submetidos a dois pareceristas ad hoc (especialistas na área ou temas em questão, com título mínimo de doutor) designados pela Comissão Editorial, assegurando assim o sistema avaliativo de duplo cego.

Posteriormente, os pareceres e os textos são apreciados, em conjunto, pela Comissão Editorial reunida. Havendo pareceres conflitantes, recorrer-se-á a um terceiro parecerista ad hoc. Dessa apreciação, resultará a aprovação ou reprovação dos textos, assim como a solicitação para que o autor proceda as reformulações que atendam parcial ou integralmente às críticas e sugestões dos pareceristas. Caso ocorra o pedido de reformulação, o autor terá o prazo de 30 dias para apresentar uma nova versão do texto, que será avaliada novamente, tanto pela Comissão Editorial como pelos pareceristas que sugeriram as alterações.

IV – Conflitos de interesse e ética de pesquisa

Caso a investigação realizada ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deverá declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. O autor deve mencionar também a instituição a que está vinculado no momento da pesquisa, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.

V – Conteúdo e Direitos

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A reprodução dos textos editados pela RH é permitida sob licença Creative Commons, Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC ).

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Crative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).