Nº 164 – 1º Semestre de 2011 – Dossiê Ensino de História

Maria Cristina Cortez Wissenbach

ARTIGOS

Restauração, reinvenção e recordação: recuperando identidades sob a escravização na África e face à escravidão no Brasil
Joseph C. Miller

A fé de um império: a Inquisição no mundo português de Quinhentos
Giuseppe Marcocci

A dupla marginalidade de José de Acosta: religião e soberania no vice-reino do Peru (séc. XVI)
Victor Santos Vigneron de La Jousselandière

A questão democrática na Inglaterra do século XVII: soberania popular, direitos e sufrágio no pensamento Leveller
Javier Amadeo

A paisagem do Pantanal e a ruralidade nas minas do Cuiabá (primeira metade do século XVIII)
Tiago Kramer de Oliveira

O fiel da balança: o papel do parlamento brasileiro nos desdobramentos do Golpe de 1831 no Grão-Pará
André Roberto de A. Machado

“Policiais habilitados não se improvisam”: a modernização da polícia paulista na Primeira República (1889-1930)
Marcelo Thadeu Quintanilha Martins

La memoria como objeto de análisis en la historiografía uruguaya
Juan Andrés Bresciano

Cantos e recantos urbanos na literatura de João Antônio
Elena Pajaro Peres

A São Paulo subterrânea de João de Minas: versão ficcional de uma lenda urbana paulistana
Leandro Antonio de Almeida

RESENHAS

RIBEIRO, Gustavo Lins. O capital da esperança. A experiência dos trabalhadores na construção de Brasília. Brasília: Editora da UnB, 2008, 276 p.
Antonio Luigi Negro

STRATHERN, Alan. Kingship and conversion in sixteenth-century Sri Lanka: Portuguese Imperialism in a buddhist land. Cambridge: (University of Cambridge Oriental Publications, 66) Cambridge University Press, 2007.
Zoltán Biedermann

DOSSIÊ ENSINO DE HISTÓRIA

Antonia Terra de Calazans Fernandes

ARTIGOS

A contribuição da universidade para a preservação da memória educacional
Maria Cecília Cortez C. de Souza, Carmen Sylvia Vidigal Moraes e Iomar Zaia

Circuito do livro em Minas Gerais e sua implicação no projeto educacional republicano
André Coura Rodrigues

A experiência do vídeo em arqueologia e o ensino de história Antiga a partir do estudo da cidade
Silvio Luiz Cordeiro

As biografias e as fotografias na aprendizagem de história – as literacias “viajando através da carne”.
Maria do Céu de Melo e Margarida Durães

Homens de letras no magistério: Joaquim Manuel de Macedo e a construção de uma história escolar
Arlette Medeiros Gasparello

Produção didática de história: trajetórias de pesquisas