Nº 165 – 2º Semestre de 2011 – Dossiê A Imagem medieval: história e teoria

Eduardo Natalino dos Santos e José Geraldo Vinci de Moraes

Dossiê A Imagem medieval: história e teoria

A imagem medieval: história e teoria
Maria Cristina Correira Leandro Pereira e Eduardo Henrik Aubert

ARTIGOS

“Contra os judeus, hereges e sarracenos que dizem que nós adoramos ídolos”: a arte como ortodoxia
Herbert L. Kessler

O conceito de imagem-presença na arte da Idade Média
Daniel Russo

Montagens topo-lógicas: as imagens nos capitéis e pilares do claustro de Moissac
Maria Cristina Correia Leandro Pereira

O jogo de xadrez: imagem, poder e igreja (fim do século X – início do século XII)
Philippe Cordez

As formas da história. A doutrina agostiniana das seis idades do mundo e algumas de suas visualizações no século XII
Elisa Brilli

Mediação e medialização. O cartulário do Colégio de Hubant e a teoria do laço social
Eduardo Henrik Aubert

Boccaccio em movimento: imagens e seu público no palácio Spannocchi (Siena, 1491)
Diogo Rodrigues de Barros

A retórica epidítica e o conjunto escultórico do Poço de Moisés
Paloma Lima Santos Mariano

Caderno de Imagens

RESENHAS

DIDI-HUBERMAN, Georges. L´image ouverte: motifs de l´incarnation. Paris: Gallimard, 2007
Rita Bredariolli

BASCHET, Jérôme. L´iconographie médiévale. Paris: Gallimard, 2008
Tomas Golsenne

NOBLE, Thomas F. X. Images, iconoclasm and the carolingians. Filadélfia: University of Pennsylvania Press, 2009
Nils Holger Petersen

SCHMITT, Jean-Claude. L´invention de l´anniversaire. Paris: Arkhê, 2009.
Ivone Marques Dias

DESCOLA, Phillipe (dir.). La fabrique des images. Visions du monde et formes de la représentation. Paris: Musée du Quai Branly, Somogy Éditions d´Art, 2010.
Eliana Magnani

FRANCO JUNIOR, Hilário. Os três dedos de Adão. Ensaios de mitologia medieval. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
Mário Jorge da Motta Bastos

ARTIGOS

Melquisedec no judaísmo e no cristianismo e seu significado na disputa entre regnum e sacerdotium na Idade Média
Nachman Falbel

A palavra e o Império: A Arte da lingua brasilica e a conquista do Maranhão
Pablo Antonio Iglesias Magalhães

A estrutura fundiária e cafeeira de dois municípios do oeste paulista: Campinas e Ribeirão Preto no início do século XX
Renato Leite Marcondes

Desenvolvimento como segurança, assalto à pobreza e ajustamento estrutural: o Banco Mundial durante os anos McNamara (1968-1981)
João Márcio Mendes Pereira

RESENHAS

SCHILLING, Heinz. Early modern european civilization and its political and cultural dynamism. The Menahem Stern Jerusalem Lectures. Líbano: University Press of new England, 2008.
Rui Luis Rodrigues

OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de e ALMEIDA, Carla Maria de (orgs.). Exercícios de micro-história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
Waldomiro Lourenço da Silva Júnior

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
Camila Loureiro Dias